Desde 2011, a empresa francesa Ciel & Terre vem criando e estudando soluções solares flutuantes em larga escala. O seu inovador sistema fotovoltaico flutuante Hydrelio permite a instalação de painéis fotovoltaicos standard em grandes massas de água, tais como: reservatórios de água potável, lagos de pedreira, canais de irrigação, lagoas de reabilitação e de rejeitos e reservatórios de barragens hidroelétricas. Esta alternativa simples e acessível aos sistemas montados no solo é particularmente apropriada para indústrias de uso intensivo de água que não podem dar ao luxo de desperdiçar terra ou água.
Como funciona:
O flutuador principal é construído de termoplástico de alta densidade (HDPE) e é ajustado em um ângulo de 12 graus para suportar um módulo solar de 60 células FV(fotovoltaicas) padrão. Um flutuador de HDPE antiderrapante secundário é então usado para ligar os flutuadores principais em conjunto e proporcionar uma plataforma para manutenção e maior flutuabilidade.
Segundo a Ciel & Terre, o sistema é fácil de instalar e desmontar, pode ser adaptado a qualquer configuração elétrica, é escalável de baixa a alta geração de energia e não requer ferramentas ou equipamentos pesados. Também é sustentável, totalmente reciclável, tem baixo impacto ambiental e é muito rentável. Até a data, o sistema foi instalado no Reino Unido, e um sistema japonês foi instalado em março de 2016.